Portfolio

Actualizado a 19 de Junho de 2008

Versão para Download

O que é?

O conjunto de registos escritos e orais produzidos pelos alunos na e para a disciplina de Inglês Continuação do Curso que estão a frequentar.

Para que serve?

Para mostrar o que de melhor se fez para e na disciplina. Para guardar uma selecção de registos escritos e/ou orais, e também para se dar a conhecer. Para documentar e se aperceber da sua evolução a Inglês Continuação. Para ser avaliado.

Como e quando fazer?

Progressivamente, ao longo do ano lectivo e da frequência dos módulos, tendo em conta os conteúdos de cada módulo e seleccionando aquilo que o aluno considera ser o melhor que já produziu oralmente e por escrito no âmbito da disciplina para cada conteúdo. Será bom que o aluno indique ou saiba dizer porque é que seleccionou o que consta do portfolio. O portfolio pesa na avaliação da disciplina, serve para estudo, reflexão e expressão da individualidade do aluno. Mas pode e deve algo útil e criativo.

Como organizar?

 

Os alunos poderão organizar o seu portfolio como preferirem. No entanto, é aconselhável que incluam:

 

  1. Uma parte para os temas e conteúdos abordados ou trabalhados e para as competências de leitura, escrita, oralidade e compreensão oral desenvolvidas na aula.
  2. Uma secção para reflexão pessoal – um comentário do aluno sobre o que já aprendeu, sobre a sua evolução e sobre aquilo em que pode ou deve vir a melhorar.
  3. Uma secção para a avaliação da professora.

O que incluir?

Ver com atenção o que se diz aqui sobre a organização do portfolio. Será bom que incluam separadores, marcadores ou títulos (dependendo do tipo de formato que escolham) para os quatro pontos discriminados. Por outro lado, na secção dois (2.) devem incluir produções escritas e/ou orais relacionadas com os temas e conteúdos já abordados / trabalhados em cada módulo.

 

Aqui ficam alguns dos conteúdos mais importantes das nossas aulas:

Module 1 – Me and the Professional World 

  • Personal information
  • Personal description – physical and psychological
  •  Jobs and workplaces
  • Qualifications, skills and personal / professional qualities
  • Dream job versus real or present job or activity 
  • School life and school subjects 
  • My ideal house 
  • Family and friends

Module 2 – A Multilingual World 

  • Other languages and cultures – English speaking countries 
  • Pen pals, pen friends and e-pals 
  • Free time activities and hobbies
  • Expressing likes and dislikes / preferences
  • Music – favourite music, bands and singers 
  • Films – people in films 
  • Mobility, young people and languages 
  • Reasons for learning English 

Module 3 – The Technological World

  • Computer Age
  • Industrial Age
  • Social changes caused by technology (from the Industrial Age to Computer Age)
  • The pros and cons of computers and technology
  • Robots
  • The future on films
  • Looking into and speaking about the future
  • Man versus computers / machines
  • Video games
  • Science and space exploration

 

 Module 4 – The Media and Global Communication

  • Media Evolution
    • Radio
    • Jobs on the Radio: DJs
    • Television and Radio: kinds of television and radio programmes
    • Types of newspapers and their contents
    • Messaging: E-mails and text messages
  • The Internet and Global Communication
    • Internet uses
    • We are addicted to the computer: chat rooms
    • The Digital Divide
  • Communication and Ethics
    • Words related to privacy: I’m here, there and everywhere
    • Cyber crime: intruders in space
  • Grammar 
    • Phrasal verbs: multi-part verb to turn
    • Reported speech (overall verb tense revision)
    • Exercícios com todos os tempos verbais + verb conjugator)
    • Prepositions of time
    • Prepositions of place and location
    • Modal verbs: should and must
    • Sentence linking: time and sequence
    • Asking questions (about opinion)

Como apresentar?

 

Pode ser apresentado em formato de papel, em dossier ou capa ao gosto do aluno, ou em formato digital, num documento Word ou PowerPoint que possa incluir ficheiros de som, se o aluno quiser, por exemplo, facultar um conteúdo de som que tenha a ver com um dos temas ou trabalhos que do seu portfolio, ou ainda gravar-se a ler ou em diálogo com outro aluno em alguma actividade que tenha sido feita nesta disciplina. Há software gratuito para o efeito que professora poderá indicar aos interessados. Os alunos também poderão optar por uma página na Internet, um blogue, um portfolio electrónico ou outro formato digital.

 

Não se penaliza ninguém por preferir um formato mais tradicional (em papel). Se optarem por um formato digital, podem contar com as orientações e sugestões da professora, nomeadamente para saberem como publicar online, que software usar ou ainda para tirarem o máximo partido do vosso perfil e do vosso espaço pessoal no Moodle. No entanto é fundamental cumprir prazos, e o que se diz sobre como fazer, o que incluir, etc.

 

Interessa sobretudo o conteúdo e a organização de cada portfolio e, já agora, uma certa dose de bom gosto e criatividade.

 

Quando apresentar?

 

Será pedido ao longo do ano lectivo antes da conclusão dos módulos. Mas os alunos poderão pedir a avaliação do seu portfolio antes dessa altura.

   

Comments Off on Portfolio
%d bloggers like this: