Um blog?! Como? E para quê?

Apesar de ter já ideias concretas sobre o que gostaria e como gostaria de usar este blog, estou muito curiosa para saber o que têm a dizer sobre isso. Portanto, aqui fica o desafio:

Para que serve um blog?

Que partido podemos tirar dele em termos educativos?

Que tipo de coisas podemos fazer com os nossos alunos? E entre colegas professores?

Será que já alguém pensou nisto? Digam coisas.🙂

14 Responses to “Um blog?! Como? E para quê?”

  1. beatriz Says:

    isto para mim é uma novidade mas penso que vai ser uma grande ajuda. Acho que a nível entre colegas também vai ser mais facil porque no geral todos temos uma vida profissional e pode haver o caso de tirarmos dúvidas em conjunto sobre a matéria ou alguns exercicios.o único problema é que nao consigo responder as perguntas

  2. amfonseca Says:

    Beatriz: Afinal consegue responder às perguntas, sim! Só não sabia consultar o que tinha respondido. Como na aula já confirmámos isso, como já tornámos o acesso ao blog mais fácil e tendo em conta a sua resposta a uma das tarefas propostas vai muito bem lançada.
    Quanto ao que diz sobre ser novidade é bom, mas melhor ainda é o que afirma sobre o apoio às aulas e às suas dúvidas. É isso mesmo. Este espaço é sobretudo para isso, para comunicarmos e para registarmos e consultarmos temas e matérias abordados nas aulas (e não só).
    Tendo em conta os temas a estudar em breve – música e cinema – tem ideias de actividades a realizar com colegas?
    E já agora, mais alguém tem?

  3. Ana Rodrigues Says:

    acho que deve ser bastante interessante porque ajuda-nos a perceber como funciona um blog. Em termos de tempo e trabalho ajuda-nos bastante por causa das pesquisas e dos conhecimentos. Podemos falar com pessoas de todo o mundo. Agora vamos á descoberta do blog e boa sorte

  4. Nuno Couto Says:

    Penso que para mim vai ser uma grande ajuda porque é a primeira vez que eu utilizo o computador a sério. Penso que o blog nos vai dar conhecimento tanto sobre os colegas como linguas e culturas e temos novas experiencias.Podemos sim comunicar informar fofocar e muito mais sobre a vida ou sobre o quotidiano tanto em Portugal como no resto do mundo e também sobre os problemas de alguns familiares e amigos chegados..kisses

  5. amfonseca Says:

    Ora bem: em primeiro lugar bem-vindos a este espaço! E obrigada pelas vossas palavras e interesse, Ana e Nuno. É bom saber o que esperam os alunos também para poder estar à altura.

    Uma das ideias que eu tinha era precisamente ajudar a usar o computador “a sério”. Quer dizer, pôr o uso do computador e da Internet ao “serviço” nas vossas aulas.

    Nuno, se conseguirmos fazer tudo o que aqui explicitou será de facto muito para primeira experiência!
    Já agora… como é que podíamos usar o computador a sério para as nossas aulas? Sugestões?!

    Ana, gostei da expressão ir à descoberta do blog! É isso mesmo. Posso ajudar em alguma dúvida que ainda tenha?

  6. ana rodrigues Says:

    Ainda tenho muitas duvidas mas com o tempo penso melhora-las.vamos trabalhar e tentar ter mais conhecimentos. bom carnaval

  7. vanda Says:

    A ideia do blog a principio assusta-me um pouco porque tenho alguma dificuldade mas espero que com o tempo ultrapassar isso.

  8. amfonseca Says:

    Ana: Melhorar as dúvidas? Ou esclarecê-las?😉 E já agora, quais são as suas dúvidas, para eu poder ajudar?
    Trabalhar e melhorar, chegou e disse! Gosto muito da sua atitude positiva. Continue assim e não esmoreça nunca.

    Vanda: Esses receios são naturais. Fico muito contente por já conseguir falar aqui🙂 Vá experimentando e explorando aqui as Blogsibilities.

    Queridos alunos: não se esqueçam dos desafios (challenges ou tasks) dos posts (mensagens) relacionados com HSTA.

    Saudações cordiais e Óptimo Carnaval para todos.

  9. Ana Paula e Ana Lucia Says:

    Para nos o blog pode ser utilizado para fornecer algumas informações e tambem para os mais curiosos.
    O blog vai-nos ajudar em termos de apoio para a aula.
    O blog pode servir para colocar-mos duvidas e para trocar-mos opinioes com os nossos colegas.

  10. amfonseca Says:

    Viva, meninas! Obrigada pela vossa opinião que também serve de orientação para mim😉 .
    Espero que daqui para a frente possam participar mais, juntando-se, como fizeram desta vez, por exemplo.

  11. Nuno Couto Says:

    Olá! Utilizando um projector multimédia durante a aula pode ser uma mais valia, pois podemos ver como potencializar esta ferramenta de trabalho que é o blog, também podemos recorrer aos nossos computadores pessoais, estando eu disposto a partilhar o meu com os colegas que não têm.

  12. amfonseca Says:

    Viva, Nuno!

    Tenho evitado usar o projector e preferido usar os computadores da Bliblioteca porque acho preferível que os alunos mexam eles mesmos no blogue. Acho que as pessoas puderam dispôr do Blogsibilities e ter mais tempo para fazer exercício e experimentar coisas ao seu ritmo e com ajuda dos colegas com que estavam.

    Mas acho muito válidas as suas sugestões e generoso da sua parte partilhar o seu computador. Acho que vou aproveitá-as, sim.😉

    Obrigada e óptimo Domingo!

  13. sandraclemente Says:

    O nosso blog esta cada vez mais bonito, divertido e ao mesmo tempo educativo. Está mais acessivel e os exercicios são de fácil compreensão. E agora até podemos fazer uns joguinhos no intervalo para aliviar o “stress”.
    Sempre a inovar……..parabéns!

  14. amfonseca Says:

    Olá, Sandra:

    Obrigada pelas suas palavras.🙂 Fico contente com elas, mas sobretudo por estar a estudar, a exercitar-se e ainda por cima a divertir-se!😀

    Sabe uma coisa, quem mais participa acaba sempre por ajudar e por também ser autor do blog. Logo, está duplamente de parabéns!😉

    Até já!


Leave a Reply

«

»
